Добавить новость

Борьбу с «серыми перевозчиками» строительных отходов усилят в Подмосковье

В России началась продажа Chevrolet Monza за 1,74 млн руб.

Между Белгородом и Москвой назначили дополнительные поезда

Москвичей предупредили о ливне, грозе и порывистом ветре в воскресенье

World News in Spanish


Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Chimpanzé Black deixará o Quinzinho de Barros na segunda-feira (6)

Enquanto ongs querem transferência, Prefeitura luta pela permanência de Black. Crédito da Foto: Divulgação/Secom Sorocaba

O chimpanzé Black será transferido do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros para o Santuário dos Primatas (GAP) na próxima segunda-feira (6). A informação é do promotor do Ministério Público Jorge Alberto Marum. Até então, a data prevista era domingo, dia 5, mas em uma reunião realizada ontem entre o promotor e as ongs que entraram com o pedido de liminar, ficou acertado que a melhor data é a segunda-feira, por ser um dia em que o zoo não recebe público, o que conforme Marum evitaria estresse do animal. A Prefeitura de Sorocaba recorreu da decisão.

Leia mais  Justiça determina transferência de chimpanzé para santuário

 

Veterinários e biólogos divergem sobre o tema, pois alguns afirmam que Black já está habituado com a rotina e com as pessoas do zoológico, enquanto as duas entidades que pedem a transferência — Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e Associação Sempre Pelos Animais — alegam que no santuário Black poderia ele interagir com outros primatas e não precisaria mais conviver com o estresse causado pela visitação.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para decidir pela transferência de Black, se baseou também no parecer técnico do biólogo Sérgio Greif. Segundo ele, o que mais pode causar incômodo em Black é o fato de viver sozinho, sem contato com outros primatas. Por alguns anos, o chimpanzé, que com aproximadamente oito anos foi resgatado de um circo, viveu na companhia de Rita, que já faleceu. Em 2004, durante reformas no recinto dos primatas no zoo, Black passou alguns meses vivendo no santuário, onde se relacionou com a chimpanzé Margarete. Após a reforma, Black e Rita retornaram ao parque municipal.

A veterinária Cléia Lúcia Magalhães, que hoje reside em Brasília, trabalhou no santuário no período que Black estava no local e recorda que lá o animal tinha liberdade para se alimentar e interagir com outros primatas. “Com certeza ele se adaptaria muito bem e seria muito feliz para passar o final de sua vida sem o estresse da exposição”, afirma.

O biólogo Sérgio Greif destaca que a distância entre o zoo e o santuário é de 23 quilômetros, o que caracteriza um trajeto rápido, que não deve causar danos ao animal. “Os pequenos dissabores decorrentes desse estresse temporário do transporte serão brevemente recompensados pelas melhores condições de cativeiro, melhor manejo e interação social”, conclui o especialista.

Para a veterinária Maria Cornélia Mergulhão, que trabalhou no zoo de Sorocaba por 31 anos, a transferência de Black pode causar tristeza ao animal, que já está adaptado ao seu recinto e aos seus tratadores. “Eles são muito parecidos com humanos, então há essa ligação afetiva com o local e com as pessoas.” Segundo ela, o recinto de Black (que é espacialmente bem dimensionado — são 260 metros de área útil), quando foi reformado em 2004, recebeu muitas melhorias, inclusive itens que estimulam sua movimentação e estão dentro das normas do Ibama.

Como educadora ambiental, Maria Cornélia também destaca a importância de Black para Sorocaba, já que ele é o animal mais antigo do zoo. “Há todo o amor da população por ele, que é respeitado de forma integral. Quando não quer interagir com os visitantes, pode ficar recolhido em seu recinto fechado.”

Maria Cornélia defende que Black já está acostumado a viver sozinho e em sua idade teria dificuldade para se incluir em grupos. “Ele precisaria disputar território e por ser mais velho, talvez não consiga seu espaço”, argumenta a veterinária.

O ativista Leandro Ferro, que representa as duas entidades que ingressaram na justiça pela transferência do chimpanzé, afirma que assim que Black chegar ao santuário, ficará em quarentena, em um recinto isolado. “Nesse período, para adaptação, ele fará contato visual e também conseguirá vocalizar com outros chimpanzés e a integração será gradual”, afirma.

A idade estimada de Black é entre 48 e 50 anos e segundo o zoo, ele deve estar em seus últimos anos de vida. Já as entidades que defendem sua transferência, assim como o biólogo Sérgio Greif, alegam que chimpanzés têm uma estimativa de vida de aproximadamente 76 anos. Para a veterinária especialista em primatas brasileiros, Moira Ansolch, que atua em um santuário no Rio Grande do Sul, a principal dificuldade da possível transferência de Black seria o transporte e a adaptação ao novo local.

Segundo Moira, por ser um animal já idoso, Black pode resistir e precisar ser sedado para que o transporte ocorra e há ainda o risco de não se adaptar ao santuário. “Podemos fazer uma comparação com o humano, que é muito parecido com o chimpanzé. Imagina fazer um idoso deixar a sua casa, onde ele já tem um vínculo, para ser levado para outro lugar com o argumento de que há mais pessoas para interagir”, sugere a veterinária.

Ela também afirma que o zoo de Sorocaba é reconhecido internacionalmente pelo cuidado com os animais e a mudança de ambiente poderia estressar e até fazer Black adoecer.

Sobre o estresse causado pelas visitações, Moira afirma que Black sempre pode se recolher quando não quer ser visto. “Eu entendo que o santuário tem boa intenção com o Black, mas acredito que há animais verdadeiramente em situação de sofrimento e esses sim deveriam receber a atenção e os esforços para resgate”, argumenta a especialista. (Larissa Pessoa)

Luta pelo animal vem desde 2004

Desde 2004, o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, de propriedade do empresário e microbiologista cubano Pedro Ynterian, vem tentando ficar com o chimpanzé Black. A entidade é ligada ao movimento internacional denominado Projeto Grandes Primatas (The Great Ape Project), o GAP, que afirma defender o direito dos grandes primatas viverem em liberdade em seus habitats. Também desde essa época até os dias de hoje, a Prefeitura vem defendendo a permanência do animal no zoo. Em uma das reportagens publicadas sobre o tema, no dia 7 de dezembro de 2014, a Secretaria do Meio Ambiente esclareceu que Black vive bem no zoológico e não apresenta comportamentos considerados anormais, como automutilação ou movimentos repetitivos.

Dentro desse histórico de lutas pelo chimpanzé, no dia 19 de setembro de 2010, o jornal Cruzeiro do Sul noticiou uma denúncia feita pela União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI), sobre supostas irregularidades no Santuário, envolvendo pesquisas com animais. Na época, o Ministério Público recomendou que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investigasse as denúncias sobre o uso de chimpanzés em pesquisas ilegais para a cura da Aids, em laboratório no santuário. A Polícia Federal de Sorocaba fez diligência até o santuário, mas, de acordo com o inquérito policial, o laboratório estava fechado e os policiais não conseguiram autorização para entrar naquela área.

A reportagem ainda afirmava que o inquérito da Polícia Federal encontrou oito empresas ligadas à área laboratorial cadastradas no nome do proprietário do santuário. Basta digitar no Google para ver o nome de Ynterian ligado a laboratórios como, por exemplo, o Interlab — www.interlabdist.com.br — que distribui kit de teste rápido para HIV e que tem Ynterian como diretor-presidente. Outra empresa cadastrada no nome de Ynterian foi citada no inquérito por ter sido denunciada pela distribuição de kits de coquetel para Aids sem licitação.

Questionado a respeito de Ynterian estar ligado a laboratórios, o promotor Marum disse que a princípio não vê problema em pesquisas com animais, se for algo autorizado. “O que posso dizer é que essa decisão que será cumprida é uma liminar, é uma decisão provisória. Se ao longo do processo surgir alguma prova de que o local não é adequado, Black não ficará lá.”

Entre os documentos protocolados na época da denúncia feita pela UBCI, tinha uma guia de transporte impressa em papel oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que dava como “finalidade científica” o encaminhamento de dois chimpanzés, apreendidos no circo Le Cirque e que ficaram no Zoológico de Brasília (DF), para o Projeto GAP – Santuário Sorocaba.

No dia 11 de dezembro de 2010, o Cruzeiro noticiou que o Gaeco arquivou inquérito após ter colhido depoimento de Ynterian, que teria contribuído com as investigações ao fornecer todos os documentos solicitados. Não foi mencionado nada sobre o laboratório cuja entrada da Polícia Federal, durante as investigações, tinha sido proibida. (Daniela Jacinto)

O post Chimpanzé Black deixará o Quinzinho de Barros na segunda-feira (6) apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Читайте на 123ru.net


Новости 24/7 DirectAdvert - доход для вашего сайта



Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России



Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Smi24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city

Семь заявок подали из Орловской области на Знание.Премия — 2024

В России началась продажа Chevrolet Monza за 1,74 млн руб.

Музей Москвы откроет новую выставку в августе

Тропический лес на стене Московского зоопарка: в рамках фестиваля «Лето в Москве. Сады и цветы» реализуют необычные проекты

Музыкальные новости

КОМПАНИЯ LG ПРЕДСТАВИТ НОВЫЙ МОНОБЛОЧНЫЙ ТЕПЛОВОЙ НАСОС THERMA V™ R290 С УСОВЕРШЕНСТВОВАННЫМ КОМПРЕССОРОМ НА IFA 2024

Я очень люблю ваш город: актер Сергей Безруков поздравил Суздаль с 1000-летием

Общественники хотят сделать санаторий в крымской вилле Константина Меладзе

Сергей Собянин. Главное за день

Новости России

СК возбудил дело после смертельного ДТП с водителем-подростком в Москве

Москвичей предупредили о ливне, грозе и порывистом ветре в воскресенье

С чего начать: как правильно перейти на здоровый образ жизни

Сотни артистов примут участие в международном конкурсе «Московская a cappella»

Экология в России и мире

Сколько чашек цикория можно пить в день без вреда для здоровья?

Российская туристка поняла, кому действительно стоит приехать в Америку на ПМЖ, назвав 5 категорий людей и кому туда лучше не соваться

Спорт для будущего: в Чеченской Республике стартует масштабный проект по спортивному программированию для школьников и студентов

Большой стадионный концерт MACAN в Москве при поддержке Like FM

Спорт в России и мире

Теннисист Рублев обыграл Янника Синнера в 1/4 финала"Мастерса" в Монреале

Определился соперник Андрея Рублёва в полуфинале «Мастерса» в Монреале

Зверев: в Токио организация Олимпиады была намного лучше, чем в Париже

Теннисист Зверев раскритиковал условия в Олимпийской деревне

Moscow.media

Sumatran tiger.

Иномарка с просторным салоном и автоматом дешевле Весты появилась в России

«Проклятое дело» крестьянского поэта

Задержаны пятеро мужчин из Ингушетии, вымогавших у бизнесмена 50 миллионов











Топ новостей на этот час

Rss.plus






В Москве задержали врезавшегося в дом на машине каршеринга подростка

С чего начать: как правильно перейти на здоровый образ жизни

В России началась продажа Chevrolet Monza за 1,74 млн руб.

Дальневосточные города возглавили рейтинг по росту туристического спроса в РФ