Jovem de 18 anos morre um mês após incêndio em bar na Suíça; número de vítimas chega a 41
Um mês depois do incêndio que devastou um bar em Crans-Montana, na noite de Ano Novo, autoridades suíças confirmaram neste domingo, 1º, a morte de mais uma vítima. O jovem, de 18 anos, estava internado em um hospital de Zurique e não resistiu aos ferimentos, elevando para 41 o total de mortos em uma das maiores tragédias recentes do país.
Segundo o Ministério Público de Valais, o rapaz era residente da região de Lausanne, no oeste da Suíça. Fontes próximas ao caso informaram que ele havia sido gravemente ferido durante o incêndio e permanecia em tratamento intensivo desde o episódio.
O fogo atingiu o bar Le Constellation, ponto de encontro de jovens na estação alpina de Crans-Montana. A maioria das vítimas fatais era composta por adolescentes. Além dos mortos, 116 pessoas ficaram feridas, muitas delas ainda hospitalizadas com queimaduras severas.
No último sábado, 31, centenas de moradores se reuniram em Lutry, cidade próxima a Lausanne, para uma marcha em memória das vítimas. Pais enlutados lideraram o ato, carregando uma faixa com o pedido de “verdade e justiça”. Laetitia Brodard-Sitre, que perdeu o filho Arthur, de 17 anos, declarou: “Hoje, queremos apenas justiça e verdade; depois virá o tempo do luto”.
O caso também gerou repercussões internacionais. A Itália, que perdeu cidadãos na tragédia, criticou a decisão da Justiça suíça de liberar o proprietário do bar mediante fiança. Em resposta, autoridades suíças anunciaram que compartilharão com o Ministério Público de Roma as provas reunidas durante a investigação.
O episódio, marcado pela alta quantidade de vítimas jovens, tem sido comparado ao incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 2013 no Rio Grande do Sul, e já é considerado um dos mais graves da história moderna da Suíça.
Leia também:
Abono Salarial começa a ser pago no dia 15 de fevereiro para trabalhadores nascidos em janeiro
Jovem é preso após dirigir embriagado, dar “cavalo de pau” e causar acidente, em Goiânia
O post Jovem de 18 anos morre um mês após incêndio em bar na Suíça; número de vítimas chega a 41 apareceu primeiro em Jornal Opção.