Добавить новость
World News in Portuguese


Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

“Cinturão Virtual”: Goiás pode ter mais de 22 mil câmeras de monitoramento com uso de IA

O Governo de Goiás planeja instalar, até o mês de abril, mais de 5 mil câmeras de videomonitoramento com uso de Inteligência Artificial (IA) em cidades turísticas e na Região Metropolitana de Goiânia. A meta é alcançar 22 mil dispositivos instalados e integrados em todo o Estado, formando o chamado “cinturão virtual” de vigilância.

O anúncio foi feito durante o lançamento do programa “IA Contra o Crime”, na manhã desta segunda-feira, 26, pelo governador Ronaldo Caiado (UB), ao lado do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o secretário de Segurança Pública (SSP), Coronel Brum.

Segundo Caiado, o sistema começou como projeto piloto em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e agora será expandido para Goiânia e municípios da Região Metropolitana. “Esse piloto inicial foi feito em Luziânia, na região do Entorno de Brasília, e está sendo gradualmente transferido para a nossa capital e cidades da Região Metropolitana”, afirmou.

O governador destacou ainda a necessidade de o Estado acompanhar a evolução do crime organizado.

Se imaginarmos que o crime evolui, ficando mais sofisticado na maneira de praticar delitos, então Goiás precisa mostrar que está à frente do crime.

Foto: Fábio Chagas / Jornal Opção

De acordo com Caiado, a plataforma não depende apenas de bancos de dados de placas ou de reconhecimento facial. O sistema também permite a identificação por características semânticas, como cor do veículo, tipo de vestimenta (por exemplo, camisa vermelha), adesivos em automóveis e comportamentos considerados atípicos.

Como exemplo, o governador relatou um roubo de caminhonete ocorrido durante a apresentação da plataforma, em que o sistema identificou o veículo em menos de dois minutos. “O comandante Granja me mostrou uma operação que está acontecendo neste exato momento. Roubaram uma caminhonete aqui em Goiânia e o suspeito já foi preso em menos de dois minutos após a identificação pelo sistema”, afirmou, enquanto revelou que o veículo já estava em processo de devolução ao proprietário.

Para o vice-governador Daniel Vilela, o projeto do cinturão virtual representa uma iniciativa de inovação do governo estadual, mas não substitui o trabalho humano.

O sistema apresenta vários carros ou pessoas com características similares e sugere um ranking de possibilidades, considerando os trajetos e a proximidade com o local do crime. Ele não afirma quem cometeu o delito. Essa checagem é feita pelos policiais.

Foto: Fábio Chagas / Jornal Opção

Vilela ressaltou que a tecnologia vai otimizar o trabalho das forças de segurança, reduzindo a necessidade de memorização de placas e identificação visual manual. “Antes, o policial precisava decorar placas e observar detalhes visualmente. Isso acaba com essa plataforma”, disse.

Sobre o funcionamento do sistema, o vice-governador informou que a plataforma foi desenvolvida por empresas privadas, alimentada com dados da segurança pública estadual, e deve estar plenamente operacional até março de 2026, a tempo do campeonato da MotoGP, previsto para ocorrer em Goiás.

Já o secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), coronel Brum, afirmou que a plataforma apresentou 100% de taxa de sucesso durante os testes em Luziânia, conforme relatos do Comando Regional do município.

Brum também destacou que o sistema será operado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Vamos trabalhar com a LGPD para garantir que as câmeras não invadam a privacidade das pessoas nem cometam erros”, afirmou.

Foto: Fábio Chagas / Jornal Opção

Além disso, segundo o secretário, a Inteligência Artificial será treinada para evitar vieses raciais ou ideológicos. Ao todo, já estão instaladas 564 no entorno e aproximadamente 500 na região metropolitana. “Essa tecnologia vai nos dar condições de realizar abordagens precisas, sem qualquer tipo de constrangimento, independentemente de cor, credo ou raça.”

Leia também: Caiado projeta continuidade na segurança pública e Daniel Vilela sinaliza avanços na valorização da tropa

O post “Cinturão Virtual”: Goiás pode ter mais de 22 mil câmeras de monitoramento com uso de IA apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media










Топ новостей на этот час

Rss.plus