Добавить новость
World News in Portuguese


Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Em ano de eleição e Copa, 2026 impõe lógica “culture-first” aos empreendedores

Mais do que apostar em “setores da moda” para 2026, o gerente de gestão estratégica do Sebrae, Francisco Lima, defende que a principal vantagem competitiva do pequeno empreendedor estará na leitura do comportamento do consumidor e na capacidade de ajustar oferta, comunicação e operação ao que o cliente deseja.

Em entrevista ao Jornal Opção, Lima explica que a instituição mapeou 10 tendências com abordagem “culture-first” — centrada em sinais culturais e comportamentais — e avalia que, em 2026, eleições e Copa do Mundo devem intensificar a disputa pela atenção, exigindo estratégia comercial reforçada, maior preparação para o digital e uso de automação e inteligência artificial sem perder o atendimento humanizado.

“Mais do que a possibilidade de alteração no cenário econômico, o empreendedor vai ter que disputar a atenção do consumidor com dois grandes eventos”, diz. Ele acrescenta que o problema é particularmente sensível no digital, onde a concorrência deixa de ser territorial.

Apesar do componente de incerteza política, Francisco menciona sinais que, na leitura dele, podem sustentar um ambiente mais positivo do ponto de vista econômico. “Quando a gente olha para números e indicadores, a gente está vindo numa crescente interessante, redução grande de desocupação e algumas sinalizações de diminuição de taxa de juros para 2026”, pontua.

O gerente sustenta que a discussão sobre “qual negócio vai dar certo” perde força quando o empreendedor não olha para o mercado e para o consumidor com método. “A gente tem uma máxima: não existe negócio ruim, não existe negócio bom. Você pode ter um restaurante que abre e muito muito sucesso e outro que abre e vai ter dificuldade”, afirma.

A diferença, na prática, está menos no segmento e mais na adequação do modelo de negócio ao desejo do cliente, avalia. “O que faz a diferença entre um e outro é a capacidade do empreendedor de fazer a adequação do que ele está ofertando com o que o consumidor deseja. É isso que vai fazer toda a diferença para mitigar o risco dessa atividade econômica.”

Tribos

Ao tratar de segmentação de público e “tribos”, o gerente aponta que a fragmentação de perfis foi potencializada nos últimos anos e se tornou mais complexa, com impactos diretos na comunicação e no posicionamento. Ele observa que segmentações tradicionais, por classe e território, não dão mais conta de explicar comportamentos.

“Hoje você olha para tribos, comportamentos específicos, múltiplos perfis. O homem das classes A e B de Goiânia tem multiplicidades”, afirma. Na prática, isso exige que o empreendedor escolha entre uma oferta mais “comoditizada”, com competição maior por preço, ou um nicho com linguagem e experiência desenhadas para um público específico.

Para ele, a fragmentação é paradoxal: dificulta, por exigir mais especialização, mas também facilita quando a empresa consegue falar a “língua” do público certo. “Dificulta porque exige construir persona, adequar comunicação, decoração, linguagem, rede social. Mas facilita porque, quando você sabe o que o consumidor quer, é mais fácil chamar a atenção dele”, afirma. Em síntese, a recomendação é transformar leitura cultural em decisão prática: produto, atendimento, canais e narrativa alinhados a um público bem definido.

Mapeamento das tendências

O Sebrae Goiás consolidou um mapeamento com 10 tendências, reunidas em boletim próprio, com foco em comportamento e códigos culturais. Segundo o gerente, o objetivo é reduzir o “atrito” entre oferta e demanda. “O empreendedor, ao entender esses sinais de mercado, para onde está caminhando a humanidade e o comportamento do consumidor, consegue utilizar estratégias no negócio e diminuir o atrito entre o que está ofertando e o que o cliente quer”, diz.

Sede do Sebrae Goiás | Foto: Silvio Simões/Divulgação

A conversa também abordou a mortalidade dos negócios nos primeiros cinco anos, um indicador historicamente alto no país. Francisco reconhece que ainda há um volume expressivo de encerramentos e atribui o cenário a fatores combinados, como fragilidade financeira, choque de custos e dificuldade de repasse de preços ao consumidor.

Existe um índice alto ainda da quantidade de empresas que não sobrevivem aos primeiros cinco anos. Vários fatores explicam isso, como uma dificuldade com fornecedores, um aumento de preços que ele não consegue repassar para o cliente final

Estratégias essenciais

Para o consultor e investidor anjo Jair Lima, diretor executivo em empresa de Goiás e Tocantins, crescer em 2026 exigirá que práticas básicas de gestão deixem de ser tratadas como diferenciais. “Abrir empresa no Brasil não é difícil. O desafio é fazer o negócio prosperar em mercados saturados”, afirma.

Segundo ele, posicionamento e reputação passaram a ser ativos centrais, assim como o networking estruturado, que reduz custo de aquisição de clientes e amplia parcerias. Jair também destaca a gestão financeira profissional como condição para enfrentar juros elevados e consumo mais cauteloso, além do uso da inteligência artificial para ganhar eficiência sem substituir o relacionamento humano. “A tecnologia ajuda, mas quem fecha negócio é a confiança”, resume.

Leia também:

Câmara Municipal de Goiânia vive divisão entre dois grupos políticos por presidência da Casa

Mabel deve trocar secretários de ao menos 4 pastas; veja quais

O post Em ano de eleição e Copa, 2026 impõe lógica “culture-first” aos empreendedores apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media










Топ новостей на этот час

Rss.plus