O titular da Secretaria Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, entregou pedido de exoneração ao prefeito Rogério Cruz (SD), na tarde desta sexta-feira, 11. De acordo com a nota encaminhada pela assessoria do secretário, a saída se deu por motivos pessoais que envolvem obrigações familiares e também com a sua empresa.
Alves assumiu a secretaria no início de 2022 em meio ao desgaste da aprovação do Código Tributário Municipal (CTM), que rendeu muitos protestos contra Cruz e inclusive a apresentação de um pedido de impeachment. O CTM aprovado na época aumentou o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Ele também foi responsável por projeto de investimento em infraestrutura como o Goiânia Adiante, que foi descontinuado por falta de recursos; o Centraliza, que prevê a requalificação do Centro da cidade e também a licitação do programa Cidade Inteligente no qual foi feita a primeira Parceria Público Privada (PPP) de Goiânia. O leilão da iluminação pública da capital aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
Alves também enfrentou muita resistência e pressão de vereadores e secretários por conta de recursos, decisões da gestão também causam mal estar do ex-Sefin com a gestão de Cruz.
Em nota Alves agradeceu ao prefeito a oportunidade de servir a cidade e lembrou que os projetos implantados serão positivos a curto, médio e longo prazo para os goianienses.
O prefeito agradeceu o período em que Alves esteve à frente da Sefin e para o lugar dele foi nomeado o servidor Cleyton da Silva Menezes, que já assumiu a função durante as ausências do então secretário.
Nota do Vinícius Alves
O especialista em Contabilidade Pública Vinícius Henrique Alves informa que solicitou exoneração do cargo de secretário Municipal de Finanças, da Prefeitura de Goiânia, por motivos pessoais, entre eles suas obrigações familiares, profissionais e com os colaboradores de sua empresa.
Vinícius Henrique Alves agradece ao prefeito Rogério Cruz pela oportunidade de aprendizado e a realização pessoal em servir o município de Goiânia, a confiança e o respaldo para a construção de projetos que impactaram positivamente a população goianiense, assim como aqueles que vão trazer resultados a longo prazo.
Entre esses projetos, destacam-se a primeira parceria público-privada (PPP) de Goiânia, voltada à cidade inteligente; o programa Centraliza, de requalificação do Centro da capital; as importantes obras para a cidade; os lançamentos do IPTU de 2023 e 2024, com uma nova metodologia de relacionamento com os contribuintes; e os novos sistemas tributários do município, em desenvolvimento.
Nota da Prefeitura de Goiânia
O prefeito Rogério recebeu, nesta sexta-feira (11), a renúncia de Vinícius Henrique Pires Alves do cargo de secretário de Finanças do Município, para que ele possa se dedicar integralmente às atividades de contabilidade pública.
Em carta endereçada ao prefeito, Vinícius explicou que, com o fim do mandato, precisará concentrar-se exclusivamente em suas funções empresariais e expressou gratidão pela oportunidade de servir à cidade com projetos que impactarão positivamente os goianienses de hoje e do futuro.
O prefeito agradeceu a Vinícius pela dedicação e confia na continuidade do bom trabalho que vem sendo realizado na pasta, ao nomear para o cargo o servidor Cleyton da Silva Menezes, que já assumiu a função durante as ausências do então secretário.
Leia também:
O post Secretário de Finanças de Goiânia, Vinícius Alves, pede demissão apareceu primeiro em Jornal Opção.