Natural da cidade de Peshawar, no Paquistão, e “brasileira” de residência desde 2012, a cientista e professora do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Sumbal Saba, de 37 anos, foi diplomada, na última terça-feira, 3, como membro afiliada da Associação Brasileira de Ciências (ABC).
A cientista foi eleita para o posto no final do ano passado, sendo diplomada no Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Minas Gerais & Centro-Oeste 2024-2028, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O mandato tem vigor de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2028.
Sumbal é graduada em Química e Biologia pela Universidade de Peshawar, com mestrado em Química Orgânica pela mesma instituição. Ela também é doutora e pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, com vasta experiência e artigos publicados relacionados à chamada ‘síntese orgânica’.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção em janeiro deste ano, a pós-doutora comemorou sua eleição dizendo que o fato representava “a universidade pública cumprindo seu papel na sociedade”.
Em Goiás desde 2020, Sumbal Saba, agora membro oficial da ABC, disse também, ainda na entrevista ao jornal, que deseja poder contribuir de alguma forma com seu país de origem, mas bate o martelo: é no Brasil, e em Goiás, que pretende ficar. “Vou continuar aqui na UFG, mas se me der a chance de contribuir com o meu País também, eu gostaria […]. Lá no Paquistão não tem estrutura para fazer análise, então estou fazendo aqui no Brasil”, disse.
O post Professora da UFG, paquistanesa Sumbal Saba é empossada na Associação Brasileira de Ciências apareceu primeiro em Jornal Opção.