O deserto do Saara, na África, tem uma previsão um tanto incomum para o bioma. Nas próximas semanas está prevista chuva volumosa para a região. Segundo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas algumas regiões do deserto podem ter precipitações cinco vezes maiores para o início do mês de setembro.
Esse volume de chuva não é frequente e isso vai acontecer por conta da Zona de Convergência do Intertropical (Zcit) que está mais ao norte no Oceano Atlântico e que forma um corredor de umidade em direção ao Saara.
O volume anormal de chuva esperado para as primeiras semanas de setembro não é visto como algo comum pelos meteorologistas. Mas esse cenário já aconteceu outras vezes nas últimas décadas. Na região mais central do deserto, o volume de chuva por ano é de apenas 25 milímetros, isso é menos do que a quantidade de chuva que cai nos meses de agosto e setembro em Goiás, meses mais secos do ano na região.
Os modelos meteorológicos do Centro Europeu mostram aumento de 500% nas chuvas na região central do Saara. No mapa abaixo, as regiões em verde são as que mais devem observar anomalias de precipitação entre os dias 2 e 9 de setembro. Nele é possível perceber como o deserto do Saara, no norte da África, deve ter chuvas acima da média.
Leia também:
ONU emite alerta urgente sobre o aumento rápido do Oceano Pacífico
Parado na Câmara, projeto quer criar Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas
O post Deserto do Saara pode ter chuva 500% acima da média para o mês de setembro apareceu primeiro em Jornal Opção.