Pode parecer estranho à primeira vista e até coisa de ficção científica, mas os veículos voadores já estão em desenvolvimento e com pré-vendas a todo vapor. A Embraer anunciou planos fabricar o primeiro protótipo em tamanho real de um “carro voador” (eVTOL) “até o final deste ano”. Pensando nesse mercado futuro, uma incorporadora goiana quer lançar o primeiro prédio residencial a a contar com um vertiponto, uma plataforma de pouso e decolagem para veículos elétricos voadores, antecipando as tendências de mobilidade urbana do futuro.
O empreendimento de luxo, será localizado no cruzamento da avenida T2 e T53, no Setor Bueno. “Nossa busca é pelo estado da arte no setor imobiliário. Nossos projetos nascem com o compromisso de impactar positivamente a cidade. A paisagem urbana é algo que todos compartilham e contribuímos para que esse ambiente sirva não só a moradia de qualidade, mas a uma cidade com qualidade de vida”, afirma Renato Tadeu Leal, diretor Comercial e Operações da Séren.
O Brasil é o terceiro país no mundo que mais realizou encomendas do carro voador, segundo releva um levantamento feito pela empresa de consultoria em negócios aéreos, MundoGeo. Com mais de 750 unidades encomendadas, o país latino fica atrás somente da China e dos Estados Unidos.
Atualmente, as companhias ligadas aos EVTOLS estão em fase de licenciamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Até o momento, os maiores compradores são as companhias aéreas Gol e Azul. Uma startup da Embraer, a Eve está no topo do ranking de encomendas globais. Até o momento, ao todo, foram encomendadas 2900 aeronaves.
O que é o carro voador?
Tecnicamente, o carro voador é designado pela sigla de decolagem e aterragem vertical. Os helicópteros são veículos da mesma categoria. A principal diferença entre os carros voadores e os helicópteros é que os primeiros deverão ser elétricos.
Carro voador, skycar, aerocarro, ou ainda, aerocar, é um tipo de veículo que pode funcionar tanto como um carro pessoal ou uma aeronave. Todos os modelos operáveis já produzidos necessitam de um processo manual ou automático de conversão entre os dois modos de operação.
Os carros voadores são mais próximos dos drones, tecnicamente denominados de veículos aéreos não tripulados (Vants). A diferença está, além de não ter tripulação, no fato de que os drones são bem mais leves e simples, podendo ser pilotados remotamente e a quilômetros de distância.
Leia também:
Embraer lançará carro voador ainda este ano
Carros voadores podem se tornar realidade em Goiânia
O post Goiânia terá prédio residencial com plataforma para carros voadores apareceu primeiro em Jornal Opção.