O governador Ronaldo Caiado (UB) assinou, na tarde desta quarta-feira, 28, o contrato com o Hospital Albert Einstein que assume a administração do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Durante a solenidade, Caiado também anunciou um investimento de R$ 100 milhões para obras na unidade e também para aquisição de materiais hospitalares e aplicação em tecnologia.
Caiado sinalizou que o centro cirúrgico será remodelado e passará a contar com uma ressonância magnética presenteada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Toda a estrutura será remodelada e reconstruída para que a gente possa ter ali um hospital de referência na área de urgência médica com o padrão de excelência do Albert Einstein”, completou.
O governador citou “longo embate” para modificar a forma de contratação de entidades para gerir unidades hospitalares goianas. Ele se refere a abertura para que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) pudessem participar da concorrência pública dos processos seletivos para gestão de hospitais estaduais. “Quando você tem apenas um OS disputando, você restringe a oferta e fica restrito a um mercado de apenas algumas organizações. Já a OSC, você tem um outro tipo de estrutura própria que podem mostrar que estão não somente para gerir, mas que conhecem toda a realidade, sabem tocar, têm uma experiência de vida e não só na teoria”, comentou.
Entre os investimentos está a previsão de contratação de um Plano Diretor de Infraestrutura que prevê, numa próxima etapa, serviço de ressonância magnética e implantação de cirurgia robótica. A partir do Plano Diretor, o Governo de Goiás aportará novos investimentos necessários para a modernização da unidade.
A previsão é que sejam entregues em etapas um novo Centro Cirúrgico, UTIs monitorizadas, ampliação do Pronto Socorro e do Ambulatório, novo espaço para o laboratório, setor de Hemodinâmica inédito na unidade, reforma dos banheiros, reforma da Central de Material Esterilizado, substituição das macas, reforma do piso, adequação do heliporto e aquisição de equipamentos como raio-x, microscópios cirúrgicos, arcos e focos cirúrgicos e etc.
Diretor presidente do Albert Einstein, Sidney Klajner, citou que a entidade gere 31 unidades no setor público, incluindo o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap). “Isso sem falar nos projetos de apoio e desenvolvimento do SUS e frentes como a de pesquisa, capacitação profissional e implementação de tecnologias como inteligência artificial e big data”.
Inaugurado em 1991, o Hugo é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além de assistência gratuita à população, presta serviços como unidade de ensino, pesquisa e extensão universitária. Com a reforma, os centros cirúrgicos serão modernizados e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) terão monitoramento ampliado, além de uma nova ala, a UTI 5.
O governador assinou um termo de colaboração para a gestão do Hugo, em acordo celebrado entre o Governo de Goiás e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A entidade, que assumiu a gestão do hospital por meio de contrato emergencial em junho deste ano, agora mantém regime regular com o Estado. O valor mensal do custeio será superior a R$ 21,3 milhões e a validade do acordo é de até 12 anos.
Leia também:
Albert Einstein assume gestão do Hugo em contrato emergencial
Hospital Albert Einstein desenvolve plataforma que permite fiscalizar recursos do SUS
O post Caiado assina contrato para Albert Einstein gerir Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) apareceu primeiro em Jornal Opção.