O ex-coach goiano e candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, mostrou crescimento nas pesquisas de intenção de voto. A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 22, revela as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo, com Guilherme Boulos (PSOL) liderando com 23%, seguido por Pablo Marçal (PRTB) com 21% e Ricardo Nunes (MDB) com 19%. Os candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
A pesquisa foi conduzida presencialmente com 1.204 pessoas com 16 anos ou mais em São Paulo, nos dias 20 e 21 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
Num cenário com dez nomes em disputa, as intenções de voto seriam as seguintes:
O levantamento traz ainda, no cenário para o 1° turno, uma divisão considerando gênero, escolaridade, renda, religião, idade dos eleitores e até em quem votaram na última eleição presidencial.
Pensando nas escolhas dos eleitores e eleitoras baseando-se no gênero, Pablo Marçal tem vantagem com 28%. Boulos aparece com 22%, Datena com 9% e Ricardo Nunes com 18%. Para as mulheres, o candidato do PSOL tem destaque e alcança 24% dos votos desse grupo. Nunes vem na sequência com 20%, Marçal com 15% e Datena com 11%. Tabata Amaral e Marina Helena, únicas mulheres na pesquisa, alcançaram respectivamente 7% e 4% das intenções de voto feminino.
No quesito idade, Marçal se destaca na faixa etária de 35 a 44 anos, com 32% das intenções de voto desse grupo. Boulos, o segundo colocado nessa categoria, está com 21%, e Nunes com 17%.
Jovens com idades entre 16 e 24 anos estão divididos entre Marçal e Boulos, ambos com 23% das intenções. Nunes vem com 14% e Tabata Amaral aparece com 12%.
A faixa etária dos 25 aos 34 anos coloca Boulos a frente de Marçal, respectivamente com 27% e 24% das intenções do eleitor. Nunes vem na sequência com 11% e Tabata com 9%.
Adultos de 45 a 59 anos preferem Nunes, deixando o atual prefeito com 21% das intenções de voto desse grupo. Boulos alcança a marca dos 20%, Marçal aparece com 19% e Datena vem com 12%.
Pessoas com 60 anos ou mais estão divididas entre Nunes e Boulos, ambos com 26% das intenções de voto. Datena e Nunes também aparecem empatados, com 10%.
Olhando para o quesito escolaridade, Nunes se destaca entre aqueles que concluíram o ensino fundamental (25%), Marçal é o preferido daqueles que concluíram o ensino médio (26%), enquanto Boulos é o candidato da maioria dos graduados no ensino superior (32%).
No quesito renda, pessoas que ganham até dois salários mínimos estão indecisas entre Boulos, Nunes e Marçal. Todos os três aparecem com 18% das intenções de voto desse grupo. Pessoas que ganham de dois a cinco salários colocam Boulos na frente com 25%, Marçal na sequência com 24% e Nunes com 20%. Quem ganha mais que cinco salários prefere Boulos, que alcança 30% das intenções de voto. Marçal aparece com 21% e Nunes com 18%.
A pesquisa Datafolha mostra ainda a intenção de voto de acordo com a religião do eleitor. Católicos estão entre Nunes e Boulos, que possuem, respectivamente, 24% e 23% das intenções de voto. Marçal é o favorito entre os evangélicos, angariando 30% dos votos.
Quando olhamos para quem o eleitor votou na eleição presidencial anterior, Boulos leva 44% dos votos dos eleitores de Lula, enquanto Marçal leva 44% dos eleitores de Bolsonaro.
O post Marçal cresce nas pesquisas e empata com Boulos e Nunes em São Paulo apareceu primeiro em Jornal Opção.