"O presidente Lula ensaia dificultar a liberação de emendas parlamentares vindas do Ministério da Educação a deputados que apoiaram Nikolas", segundo o jornalista
247 - O jornalista Ricardo Noblat, em reportagem publicada nesta sexta-feira no Metrópoles, afirma que o Palácio do Planalto estaria estudando uma reação à eleição do deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) como presidente da Comissão de Educação da Câmara. "Contrariado, o presidente Lula (PT) ensaia dificultar a liberação de emendas parlamentares vindas do Ministério da Educação a deputados que apoiaram a presidência de Nikolas", diz o texto.
Ainda segundo Noblat, Lula quer que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), "seja mais duro com o Congresso Nacional". Assim, o ministro "deve endurecer o diálogo com deputados e travar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)". >>> Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nikolas Ferreira nunca apresentou projeto nesta área
Nesta quinta-feira (7), Camilo Santana disse esperar que Nikolas Ferreira "colabore". “A Câmara tem autonomia para escolher quem quiser. O trabalho [do MEC] não é do governo, é do Brasil, é da educação brasileira, espero que possam colaborar".
A escolha de Nikolas Ferreira para a Comissão de Educação, segundo o jornalista, foi encarada como uma "provocação" ao governo federal, visto que nem o parlamentar estaria “à vontade” com o cargo.