Janet Yellen participou de um evento promovido pela Amcham — Câmara Americana de Comércio para o Brasil
247 - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, parabenizou nesta terça-feira (27) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela reforma tributária, que ela qualificou como uma conquista "histórica" para o Brasil.
Segundo a secretária, a reforma tributária servirá para atrair mais investimentos dos EUA ao Brasil. “Parabenizo o ministro Haddad por conquistar uma reforma tributária verdadeiramente histórica. Isso melhorará o modo de fazer negócios aqui, incluindo para empresas americanas buscando investir [no Brasil]”, disse Yellen durante um encontro com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em um evento promovido pela Amcham — Câmara Americana de Comércio para o Brasil, nesta terça-feira (27), conforme citado pela CNN Brasil. >>> SAIBA MAIS: Secretária do Tesouro dos EUA vê "oportunidade enorme" para o Brasil crescer nas cadeias de oferta globais
A essência da reforma está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país. O texto prevê a substituição de cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), nos estados e municípios, e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), na esfera federal. IBS e CBS são impostos do tipo IVA (imposto de valor agregado), que visa evitar a tributação cumulativa ao longo das cadeias de produção. Também será criado, com cobrança federal, o Imposto Seletivo (IS), para desestimular a comercialização de produtos e serviços prejudiciais à saúde e à sustentabilidade ambiental.
A proposta altera, ainda, regras para outros tributos, como os impostos estaduais IPVA e ITCMD e os municipais IPTU e Contribuição sobre Iluminação Pública. (Com informações da Agência Senado).