Desde quando alcançou projeção nacional, ao ser nomeado interventor federal da segurança pública no Rio, em 2018, o general Walter Braga Netto chamava a atenção pela reserva e discrição. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
A charanga da jogatina orgulha-se de um eventual financiamento dos clubes de futebol. Se tudo correr como as casas de apostas dizem, e o governo acredita, em 2025 o futebol receberá R$ 2 bilhões. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
As pesquisas de J. Ann Selzer já carregaram as esperanças e medos dos homens e mulheres que buscavam liderar a nação, registrando com uma precisão impressionante as opiniões dos eleitores de Iowa, que exerciam uma influência desproporcional na escolha dos presidentes dos Estados Unidos. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
O Congresso Nacional aprovou neste ano o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária. Entre os pontos mais importantes está a definição dos bens e serviços que terão tratamento diferenciado. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
[RESUMO] Exposições em cartaz na Suíça, sobre as origens do modernismo brasileiro, e na França, a respeito da obra de Tarsila do Amaral, revelam o momento propício da arte brasileira no exterior. O interesse pelo passado artístico do país, sustenta o autor, conflui com o esforço de abertura da história da arte ao âmbito global, processo acompanhado pela ampliação do espaço de artistas e curadores brasileiros na cena internacional. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
A alta do dólar e a erosão da popularidade do governo fecharam a primeira metade de Lula 3.0. Prenuncia-se uma segunda metade cinzenta, na qual acumulam-se dificuldades do calendário, como o ano eleitoral, e imprevistos, como a incerteza em relação à saúde do presidente. Uma coisa era certa: a mágica verbal com a economia teria um limite e se esgotou. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
O presidente Lula (PT) chega à metade de seu terceiro governo ainda sem uma marca clara, diferentemente do que ocorreu nos mandatos anteriores, com programas como o Bolsa Família, o PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
No rastro da polarização política que inflamou debates por todos os lados, o Brasil tem enfrentado uma crescente onda de censura às artes. Expressões antes consideradas comuns, como o conteúdo de viés sexual exibido com normalidade em atrações da TV que marcaram época, agora são alvo de críticas, com grupos de diferentes inclinações políticas, à direita e à esquerda, buscando silenciar as manifestações artísticas, sobretudo aquelas criadas por pretos, pobres e a comunidade queer. Leia mais (12/21/2024... Читать дальше...
Nas primeiras reuniões do mandato, Lula conversou com ministros sobre um tema que havia se tornado sua obsessão: a classe média. O presidente dizia que era preciso elaborar propostas para um segmento que parecia negligenciado pelos petistas. Antes de completar 100 dias de governo, ele declarou que pretendia resgatar "o poder aquisitivo da classe média brasileira". Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
Os relatos sobre a final do Campeonato Paulista de 1974 são mais sobre a ultradolorosa derrota do Corinthians do que sobre a vitória do Palmeiras -o que torna o triunfo saborosíssimo para os alviverdes. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
"No dia 5 de dezembro de 1986 foi rodada a última cena de 'Feliz Ano Velho'. E em 5 de dezembro deste ano, o filme reestreou aqui no Rio de Janeiro, em versão remasterizada. Há 30 anos eu não via o filme na tela grande", diz o ator Marcos Breda, 64, protagonista de "Feliz Ano Velho" e com uma carreira de mais de 30 filmes, 30 novelas e programas de TV e mais 40 peças no teatro. Leia mais (12/21/2024 - 23h00)
O sistema de mísseis Oreshnik é uma revolução na tecnologia de armas, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
O real brasileiro detém um título vergonhoso neste ano: é a moeda com pior desempenho, caindo mais de 20% para um recorde de quase R$ 6,3 por dólar. A situação piorou ainda mais na última semana com a venda acelerando apesar de várias intervenções do Banco Central. Leia mais (12/21/2024 - 22h18)
O presidente Lula (PT) vai vetar o perdão a condenados por abuso de autoridade, segundo o decreto do indulto de Natal deste ano. O texto, obtido pela Folha, está sendo finalizado pela Casa Civil. A expectativa é de que o decreto seja publicado no Diário Oficial da União até terça-feira (24), véspera de Natal. Leia mais (12/21/2024 - 22h10)
A Albânia anunciou neste sábado (21) que proibirá por um ano o TikTok, o popular aplicativo de vídeos curtos, após o assassinato de um adolescente no mês passado levantar preocupações sobre a influência das redes sociais em menores de idade. Leia mais (12/21/2024 - 22h08)
No vídeo em que prometeu autonomia ao futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o presidente Lula (PT) recorreu a um cenário amplamente explorado pelo antecessor, Jair Bolsonaro (PL), em gravações e transmissões ao vivo pelas redes sociais: a biblioteca do Palácio da Alvorada.
Em um recado ao mercado financeiro, o Palácio do Planalto divulgou na sexta (20) um vídeo em que Lula afirma a Galípolo que ele será o "presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve".
Leia mais... Читать дальше...
Maquiavel mudou a análise da política ao afirmar que o importante é sempre a verdade dos fatos e não o que se espera que deveria ocorrer na ação dos governantes, sobretudo considerando o que seria um comportamento pautado por valores morais e éticos tomados socialmente como corretos. Leia mais (12/21/2024 - 22h00)
Quanto mais perscruta os céus, mais a humanidade percebe que pouco sabe sobre o universo. De modo paradoxal, nem mesmo o aumento exponencial de conhecimento propiciado por telescópios espaciais permitiu ainda resolver, entre outros, o enigma da taxa de expansão do cosmos. Leia mais (12/21/2024 - 22h00)
A Justiça brasileira está debruçada sobre o julgamento de limites para as redes digitais (chamadas inadequadamente de "sociais"). O debate público é dominado pelas questões de ameaças e convocações de atos e atitudes contra a democracia, envolvendo ataques às instituições e agentes políticos ou de Estado. Leia mais (12/21/2024 - 22h00)
Quando queria atacar seu rival estratégico na primeira metade do século 19, o czar russo Nicolau 1º chamava o Império Otomano de "o homem doente da Europa". O apelido viria a se consagrar, aplicado aqui e ali nas décadas a seguir. Leia mais (12/21/2024 - 22h00)
Chegou a fatura da irresponsabilidade orçamentária de Luiz Inácio Lula da Siva (PT). Ela contém tumulto financeiro, câmbio e juros em cavalgada e inflação rumando para níveis preocupantes. Leia mais (12/21/2024 - 22h00)
Situação aconteceu no jantar de Natal da claque encarnada
Sporting (femininos) e Benfica (masculinos) entram no dia decisivo da 1.ª Divisão na frente
Entre a subtileza de Samu a finalizar no primeiro golo e a liderança de Nico no meio-campo, emergiu o talento de um prodígio que Vítor Bruno lançou pela primeira vez a titular