Добавить новость
World News


Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Quase 146 mil novas pequenas empresas abriram as portas em Goiás

A goianiense Juliana Cardeal, de 49 anos, é pedagoga com formação também na área do Direito. Estava há 20 anos como servidora pública, até receber o convite do marido, em 2016, para tocar a empresa deles. À priori resistiu um pouco até mesmo por uma insegurança normal de “pisar” em um novo cenário tido como incerto por muitos – que é empreender no Brasil.

“A maior dificuldade é quando você tem um salário fixo todo mês e quando vai para o ramo empresarial, você não tem o mesmo salário. O microempreendedor tem que trabalhar, vender, ter dinheiro para repor o estoque, para poder ter aquele salário. Então, ele tem que ter lucro até mesmo para comprar mercadoria e isso é muito sério”, contextualiza Juliana Cardeal em entrevista ao Jornal Opção.

Passaram quase dez anos, muitos obstáculos e a Central Clean Higiene e Limpeza tem se firmado sob a liderança de Juliana. Durante essa jornada como empreendedora, ela já fez mais de dez cursos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A microempreendedora Juliana Cardeal | Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Juliana, ser uma microempresária no Brasil não é fácil, pois é muito desafiador pagar os impostos. “No meu caso, ainda concorro com os ‘grandes’ que são fábricas de produtos de limpeza. Busquei ajuda do Sebrae, principalmente, por causa da gestão administrativa do negócio. Comprar produto, entregá-lo e ter cartela de clientes não é tão difícil”, afirma.

Hoje, Juliana Cardeal aprendeu a fazer a precificação dos produtos, apresentar melhor a empresa aos cliente e, sobretudo, se inserir no contexto digital. “O Sebrae é maravilhoso. Tem toda a estrutura, o preparo e também o acompanhamento dos profissionais de primeira linha. Eles são bem conceituados no mercado e orientam a gente sobre isso tudo”, finaliza.

Retrato das empresas pequenas em Goiás

Segundo o levantamento solicitado pelo Jornal Opção ao Sebrae sobre pequenos empresários em Goiás, só no ano passado foram abertos novos 145.973 CNPJ’s – sendo 113.211 de Microempreendedor Individual (MEI), 27.509 do segmento de Microempresa (ME) e 5.253 Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Analista do Sebrae Goiás, Lays Oliveira | Foto: Arquivo Pessoal

O Sebrae realizou 471.157 atendimentos em 2025. Dúvidas recorrentes em diversas áreas da empresa. Dentre elas, a gestão financeira do negócio é disparado a maior delas, em seguida voltadas sobre a transformação digital das empresas.

“No total, 897 mil pequenos negócios estão ativos em Goiás. E, eles representam 95% das empresas goianas. Dos que buscam ajuda no Sebrae – 56% são homens e 44% mulheres. Sendo que os MEI’s são os que lideram o ranking na busca por capacitações”, é o que explica a analista do Sebrae Goiás, Lays Oliveira.

A analista explica ainda que os empreendedores buscam entender melhor como organizarem as rotinas administrativas e melhorarem o atendimento dos clientes. “Desses MEI’s, o ramo da beleza como os cabelereiros e do comércio varejista, principalmente, voltado para vestuário e acessórios são os que mais damos consultoria”, exemplifica.

Incentivos aos microempreendedores

De acordo com dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg), 105.744 microempreendedores individuais registraram CNPJ no Estado, em 2024. Esse número foi superado já no dia 2 de outubro de 2025 em que foram registrados 106.105 MEI’s.

Segmento do MEI cresceu 30,1% em 2025 | Foto: Divulgação

Entre os incentivos oferecidos aos microempreendedores pelo Governo de Goiás existe o programa Mais Crédito, que oferece empréstimos de até R$ 30 mil aos MEIs, com condições facilitadas. Em empréstimos acima de R$ 5 mil, o Fundo Garantidor de Crédito (Fundec), assume a garantia da operação, com juros bem abaixo do mercado.

A análise por setores mostra que a área de serviços liderou o número de aberturas de pequenos negócios até o momento. Nos cinco primeiros meses de 2025, o número de aberturas de MEI nesse segmento apresentou um crescimento de 30,1% em relação ao ano anterior.

Leia também:

Goiás inicia 2026 com mais de 22 mil novas empresas registradas

Empresas de Goiás avançam na preparação tecnológica para a Reforma Tributária, mas enfrentam atraso em preços e fluxo de caixa

O post Quase 146 mil novas pequenas empresas abriram as portas em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media










Топ новостей на этот час

Rss.plus