Detran Goiás simplifica prova prática e retira prazo de validade do processo de habilitação; entenda mudanças
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou, nesta terça-feira, 27, a simplificação da prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no âmbito do Programa CNH Brasil.
Segundo o presidente da autarquia, Delegado Waldir (UB), as mudanças têm como objetivo desburocratizar o processo e tornar a CNH mais acessível, com foco na realidade urbana. “Cada estado terá um prazo para se adequar à nova prova. Atualmente, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Goiás estão entre os poucos estados que já adotam a nova regra”, afirmou.
Entre as alterações definidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está a retirada da exigência dos exercícios de baliza e aclive (rampa) para veículos de quatro ou mais rodas, das categorias B, C, D e E. Para motocicletas (categoria A), o exercício de rampa também foi excluído.
Outra mudança permite que o candidato realize a prova prática utilizando o próprio veículo, desde que esteja regularizado e atenda aos requisitos de segurança e à categoria pretendida. Veículos com câmbio automático e equipamentos como câmera de ré também passam a ser autorizados durante o exame.
Além disso, foi extinta a validade de 12 meses do processo de habilitação. A nova norma prevê ainda a renovação automática da CNH para condutores que não tenham registrado multas nos últimos 12 meses e estejam inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Por fim, candidatos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) passam a ter direito ao dobro do tempo para a realização da prova teórica.
Leia também: Em Goiás, mais de 10 mil motoristas já tiveram CNH renovada automaticamente por bom comportamento
O post Detran Goiás simplifica prova prática e retira prazo de validade do processo de habilitação; entenda mudanças apareceu primeiro em Jornal Opção.