A
Cinemateca Brasileira concluiu recentemente a restauração de dois documentários que retratam parte da história sindical do país, "Greve" (1979), de João Batista Andrade, e "A Luta do Povo" (1980), de Renato Tapajós.
Os filmes, médias metragens, acompanham a greve dos metalúrgicos do ABC, em 1979, liderada pelo então sindicalista
Lula, em plena ditadura militar. Nos anos de chumbo, foram exibidos clandestinamente pelo movimento operário, e, por esta razão, as matrizes estavam danificadas, segundo a Cinemateca.
A recuperação das obras, realizada a partir das matrizes em película 16 mm, foi possível graças a uma parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A Cinemateca sugeriu títulos, e a instituição escolheu dois a serem restaurados, levando em consideração a importância histórica e a necessidade de preservação dos filmes.
O desafio foi grande e contou com a consultoria técnica do cineasta e diretor de fotografia Lauro Escorel. "Esses não eram filmes de indústria, têm instabilidade nas imagens pela forma como foram feitos. E não havia muitas cópias para fazer a comparação", diz Gabriela Queiroz, diretora técnica da Cinemateca.
Leia mais (11/26/2024 - 12h00)