A previsão para o próximo domingo, 10, dia da segunda etapa do Enem 2024, indica fortes chuvas em Goiás. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), destacando a possibilidade de tempestades com acumulados de até 100 mm.
Segundo André Amorim, gerente da Semad, uma frente fria que se desloca da região Sul em direção ao Norte do Brasil está favorecendo a formação de um corredor de umidade, o que intensifica a chuva em Goiás.
“Temos o avanço de uma frente fria, como podemos ver na imagem de satélite. Essa frente fria sai do Sul do país e se desloca pela região sudeste do Brasil, na altura de São Paulo e Minas Gerais. E, com isso, favorecendo a formação de um corredor de umidade. Nós estamos ligando a região Norte, a região amazônica, com umidade que passa sobre o Estado de Goiás”, afirma André Amorim, gerente do Cimehgo.
Os estudantes devem se preparar para condições climáticas adversas já a partir desta sexta-feira, 8, com expectativa de precipitações significativas, ventos fortes e raios. “Para quem vai fazer a prova do Enem, é tentar chegar um pouco mais cedo, porque essas chuvas podem atrapalhar o seu deslocamento até o local de prova. Pode ter alagamento, transbordamento de mananciais”, completa.
Nesta etapa, os candidatos responderão questões de ciências da natureza, química, física, biologia e matemática. Os portões abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h. Em Goiás, mais de 150 mil candidatos estão inscritos para o exame, sendo que 31,5% (47.541) já concluíram o ensino médio, cerca de 34,3 mil são estudantes do 1º e 2º ano, e 1,1 mil participam para avaliação pessoal.
Leia também:
O post Segundo dia de Enem em Goiânia tem previsão de chuva forte apareceu primeiro em Jornal Opção.