O bilionário Elon Musk, dono do X, ameaçou o presidente Lula na rede social na tarde desta segunda-feira (2/9). Em resposta ao bloqueio do X pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Musk disse que irá apreender ativos do governo brasileiro.
“A não ser que o governo brasileiro devolva propriedades ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk.
O tuíte foi um comentário a uma publicação sobre a apreensão do avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
A ameaça de Musk, que não é clara, foi entendida como o anúncio de que ele alegaria em alguma Corte norte-americana que teve os ativos confiscados pelo STF e, em contrapartida, pediria pra confiscar algo do governo brasileiro.
O print já chegou ao Palácio do Planalto, ao Itamaraty e a ministros do STF. A interpretação geral é que se trata de uma lacração de Musk, que tenta misturar uma decisão judicial brasileira, da Suprema Corte, com o governo, que legalmente não tem nada a ver com a decisão.
O X foi bloqueado por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (30/1) e implementado pela Anatel no dia seguinte.
Nesta segunda, a primeira turma do STF decidiu, por unanimidade, manter a suspensão. A Corte tomou a decisão depois que o X anunciou que não acataria uma decisão anterior, que determinava o bloqueio de determinadas contas que, segundo inquérito brasileiro, disseminavam fake news e discurso de ódio.
O post Elon Musk faz ameaça direta a Lula: “Buscaremos apreender os ativos do Brasil nos EUA” apareceu primeiro em Pragmatismo Político.