A possibilidade de uma guerra entre Israel e Irã é improvável para o professor Manuel Furriela, especialista em direito internacional. Em entrevista para a Record News, ele explica que não há interesse de ambos os países em escalar o conflito. Não só por conta dos custos humanitários, mas também por conta dos altos gatos financeiros.
“Acho improvável isso acontecer de fato porque não interessa para ninguém”, responde Furriela, quando questionado sobre a escalada para uma guerra entre os dois países. “O Irã sabe que Israel é um país muito mais poderoso e os israelenses sabem dos custos financeiros e humanitários de uma guerra. Fora os estragos que pode causar no próprio território em um confronto direto com outro país”, explica.
O especialista argumenta que a sua tese se prova porque até o momento nenhuma guerra ocorreu entre as duas nações, mesmo com inúmeras tensões.
“Temos ataques menores de um país para o outro, um ataque e o outro responde, isso serve para justificar para a população. No entanto, infelizmente esses ataques vão continuar e os civis serão as maiores vítimas”, ressalta o professor.
Leia também:
A crise nuclear entre Irã e Israel, o conflito com o Hamas e as eleições americanas de 2024
Possível escalada na tensão entre Irã e Israel pode resultar em guerra por procuração
O post Especialista descarta guerra entre Israel e Irã apareceu primeiro em Jornal Opção.