Na manhã desta terça-feira, 20, foram entregues pelo Governo de Goiás 60 novos ônibus para integrar a frota de carros da rede de transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado vistoriou pessoalmente os carros.
“Nós contratamos uma empresa internacional pra reconhecer o processo e pra fazer gradualmente aquilo é possível vocês veem que estamos dando passo a passo […] 1.200 ônibus novos chegaram em Goiânia. Devagar a gente vai mostrando pra Goiás que quando se respeita o dinheiro público as coisas acontecem. Sempre pedimos que haja uma contribuição da população para preservar o que estamos construindo.”
São 10 ônibus elétricos e 50 movidos a diesel, todos com ar-condicionado equipados tecnologicamente. O investimento foi de R$ 1,7 bilhão por parte do governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade. A nova frota integra uma das etapas de execução do projeto Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (Nova RMTC) por meio do subsídio à tarifa do transporte e por outro lado o consórcio das empresas que vão operar o sistema.
A entrega também contou com a presença do secretário geral de governo, Adriano da Rocha Lima, que considerou os avanços na âmbito de mobilidade goiana.
“Estamos falando de uma ação que inclui toda RMTC, são várias ações em paralelo que vão desde a reforma de 19 estações do eixo Anhanguera, a cada três meses quatro são entregues. […] Com mais de 1.200 veículos é importante destacar que o trabalho foi feito baseado no estudo da empresa Oficina Consultores Associados. A frota está sendo aumentada em 30% em relação a que já está circulando. O BRT entra em ação em início de setembro”
Daniel Vilela, vice-governador, acompanhou a entrega e destacou sobre o preço das tarifas. “Há seis anos não se aumenta a tarifa, algo que não acontece em nenhum lugar do Brasil. Todas as cidades vivem uma discussão sobre aumento. Em Goiás isso não acontece e ao mesmo tempo os investimentos são robustos. São mais de um bilhão e meio de reais serão investidos ao longo desse tempo pra poder entregar o sistema de transporte coletivo”
A entrega promete agilizar o fluxo de viagens da rede coletiva de transporte público. Os principais objetivos como meta estão a diminuição de tempo de espera, mais segurança, mais conforto e menos problemas com manuntenções de veículos antigos.
Leia também Ônibus elétricos entram na fase final de testagem em Goiânia;
O post Governo de Goiás entrega 60 novos ônibus para rede de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana apareceu primeiro em Jornal Opção.