Agenda foca na discussão sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A primeira-dama, Janja, também participará do evento
247 - Entre os dias 11 e 15 de março, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará em Nova Iorque para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), da Organização das Nações Unidas (ONU). Este encontro, anualmente realizado no mês de março, desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo. Com o tema central deste ano sendo "Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero", a participação brasileira reafirma o compromisso do país com essas questões.
O Brasil tem sido historicamente engajado na CSW desde a sua criação em 1946, com o Ministério das Mulheres agora sendo um signatário dos princípios fundamentais da Plataforma de Ação de Pequim. Isso reforça o país como um protagonista na discussão global sobre igualdade de gênero. A presença da ministra Cida Gonçalves, juntamente com a socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva, na agenda em Nova Iorque, destaca a retomada do protagonismo brasileiro na discussão de políticas públicas focadas na igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável e justiça social.
A agenda da ministra inclui uma série de compromissos ao longo da semana. Na segunda-feira, 11 de março, ela participará da abertura da Sessão com a Discussão Geral, além de representar o governo brasileiro em reuniões bilaterais. Na terça-feira, 12 de março, os temas debatidos incluirão a articulação de ministras da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, bem como uma mesa temática de financiamento sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.
Na quarta-feira, 13 de março, a ministra se juntará a outras autoridades em um Painel Ministerial na Sede da ONU. Além disso, ela participará de eventos paralelos, como o "Geledés - Estratégias para o Empoderamento da Mulher Negra", no United Nations Plaza. Na quinta-feira, 14 de março, o Brasil assumirá a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, além de organizar um evento paralelo na CSW, promovendo o debate sobre ação interseccional e integrada no combate às desigualdades de gênero.
Encerrando a agenda da delegação brasileira, na sexta-feira, 15 de março, a ministra Cida Gonçalves e Janja Lula da Silva participarão do evento "Mulheres e o nosso Futuro Digital na CSW68" no Scandinavia House. À tarde, estão previstos diálogos interativos sobre sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável para promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.
A presença brasileira neste importante fórum internacional destaca o compromisso do país com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, reforçando seu papel na busca por um mundo mais justo e inclusivo para todos.