Quatro estudantes de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) foram demitidos de seus estágios após viralizar, nas redes sociais, ofensas de um grupo da faculdade do qual ambos faziam parte contra alunos cotistas da Universidade de São Pualo (USP).
Um vídeo mostra comentários racistas e preconceituosos feitos por alunos da PUC-SP contra estudantes da USP. O caso aconteceu durante os Jogos Jurídicos Estaduais, em Americana (SP), no último sábado (16).
O Pragmatismo apurou que Tatiane Joseph Khoury, Arthur Martins Henry, Matheus Antiquera Leitzke e Marina Lessi de Moraes foram demitidos de seus estágios no escritório Pinheiro Neto, no escritório Castro Barros Advogados, no Tortoro, Madureira e Ragazzi, e no Machado Meyer Advogados, respectivamente.
Um jogo de handebol entre estudantes de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo registrou comentários racistas feitos por alunos da PUC-SP. O caso aconteceu durante os Jogos Jurídicos Estaduais, em Americana (SP), no último sábado (16).
Nas redes sociais, o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, informou que se surpreendeu “com espanto, indignação e revolta com o episódio criminoso de ofensas racistas e aporofóbicas proferidas por alunos da Faculdade de Direito da PUC-SP contra franciscanos.”
O diretório também destacou que atos como esses “explicitam a violência que estudantes cotistas enfrentam ao ocupar espaços que historicamente lhes foram negados.”
É possível ver, nas imagens, integrantes da torcida da PUC-SP chamando os alunos da USP de “cotistas” e “pobres”. Segundo uma estudante que presenciou a cena, os ataques foram dirigidos a um grupo de estudantes negros. Dentre as ofensas proferidas, os autores teriam dito frases como “cotista filho da p***” e “manda o Pix da esmola”.
RACISMO no JJES
Menina da PUC do vídeo estava gritando várias ofensas de cunho RACISTA durante o jogo de hand masculino PUC x Sanfran. No vídeo que consegui gravar ela grita” ainda por cima é cotista” depois de gritar várias vezes “cotista”. pic.twitter.com/UAhPMMi6Xs
— LF (@femott4) November 16, 2024
O post Quatro estagiários são demitidos de escritórios de advocacia após racismo em jogos jurídicos apareceu primeiro em Pragmatismo Político.